domingo, 16 de outubro de 2011

O lado bom !!

"A MANEIRA ERRADA DE VER AS COISAS
Então, vamos contextualizar essa questão. Algumas pessoas criaram em suas cabeças a seguinte mentalidade: “se eu não estiver me relacionando com ninguém, há algo errado comigo”. Ou então: “ou você está se relacionando com alguém ou está buscando alguém para se relacionar”. Inclusive muitos cristãos acreditam seriamente na idéia que precisam encontrar alguém para andar lado a lado na caminhada espiritual, fazê-los crescer mais em Deus, que sem esta dita cuja eles não poderão alcançar a felicidade total e serão sempre incompletos.
Este tipo de pensamento é muitas vezes ratificado pelas pessoas que estão próximas ao solteiro*. Estas pessoas, talvez até bem intencionadas, ficam pressionando o relacionamento. Familiares e amigos fazem comentários do tipo: “Todo mundo tá namorando, menos você” ou “olha, fulano(a) gosta de você, e ele(a) é uma ótima pessoa... por que vocês não começam um relacionamento?” ou ainda “na sua idade, você já devia estar casado(a). Vai ficar esperando até quando pra arranjar alguém?”. Um certo pregador disse: “Ensine para suas garotas que casamento é tudo na vida e elas irão se casar com o primeiro idiota que aparecer na vida delas”.
Alguns rapazes e algumas moças pensam que a vida é como os seriados juvenis, filmes de romance e novelas, onde bem sucedido é aquela pessoa que tem alguém ao seu lado, que no fim termina casando e sendo “felizes para sempre”.
As pessoas e a mídia vêm incutindo na mente de muitos jovens cristãos estas idéias. Veja bem, o problema não é você querer alguém ao seu lado. Isto é válido, e é de Deus. A questão é aquele jovem que pensa “ah, eu estou tão triste sozinho. Se eu tivesse alguém do meu lado, estaria muito mais alegre. Se não estivesse solteiro, seria muito mais feliz”. E aí mora o perigo, pois começam a depositar suas esperanças em pessoas, quando deveriam estar dependendo somente de Deus como fonte de sua alegria e satisfação. Isso é tão absurdo como dizer que precisamos de um carro para ser felizes; precisamos de um salário maior para nos sentir mais completos. A Bíblia diz em Neemias 8.10: “...portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força”.
É preciso muito cuidado para não cair nessa corrida em círculos, passando a fase de solteiro em busca do casamento para alcançar a tal felicidade, mas quando casa vê que não alcançou, acha que era mais feliz quando era solteiro. Mesmo quando estamos casados, não devemos ter no casamento a razão de nossa felicidade, mas sim em Deus.

AS VANTAGENS DE SER SOLTEIRO
A Bíblia fala em Eclesiastes 3 que existe um tempo oportuno para tudo em nossas vidas. Então entenda que existe um tempo para estar casado, mas também existe um tempo para estar solteiro. E este tempo não é para simplesmente sentar-se no sofá da sala, enquanto ansiosamente se espera chegar a pessoa certa para finalmente casar. Este é um tempo com suas vantagens próprias, que pessoas casadas não têm. Mas também existem deveres desta fase. Vamos falar um pouco de cada.
Talvez, se você está contaminado pela mentalidade que falamos no início, você diga: “que vantagem existem em se estar solteiro?”. Mas elas existem, e é preciso saber quais são para poder aproveitar ao máximo esta fase de nossas vidas.
Em primeiro lugar, sabemos que existem vantagens porque na Bíblia encontramos a recomendação para NÃO se casar!!! Isso não quer dizer que Deus é contra o casamento, pois foi o próprio Deus que o instituiu e Ele deseja que todos os casamentos sejam uma benção. Porém, o apóstolo Paulo, em 1 Coríntios 7, deixa como sugestão para seus leitores que eles sejam solteiros, como ele era: Aos solteiros e às viúvas eu digo que seria melhor para eles ficarem sem casar, como eu.” (v. 8). Porém ele próprio neste capítulo coloca isto não como um mandamento, e reconhece que o celibato é um dom, e que este não é para todos.
Mas onde está a razão do escritor mais proeminente da Bíblia, Paulo, recomendar que não nos casemos? Creio que a principal vantagem que Paulo via no fato de ser solteiro e que o levou a recomendar isto a todos os que pudessem seguir este caminho era o fato de que as pessoas solteiras podem dedicar-se com mais liberdade a obra do Senhor. “O que realmente eu quero é que estejais livres de preocupações. Quem não é casado cuida das coisas do Senhor, de como agradar ao Senhor, mas o que se casou cuida das coisas do mundo, de como agradar à esposa, e assim está dividido.” (vv. 32-34)
Não que pessoas casadas não sejam livres para realizar a obra de Deus, mas elas têm algumas limitações que as solteiras não têm. Na verdade, o contexto aqui pode ser ampliado a não somente a obra de Deus diretamente falando, como no caso de um pastor ou um missionário, mas há maior liberdade para outras coisas também. Veja, uma pessoa solteira pode resolver viajar para o exterior e ficar anos se quiser, pode se mudar de casa para ir morar onde bem entender, pode fazer o curso que quiser, no horário que lhe for mais conveniente, pode montar sua agenda diária como for melhor para si... isso tudo sem se preocupar se está dando atenção suficiente e suprindo emocionalmente e fisicamente esposa(o) e/ou filhos.
Um exemplo disto é o Pr. Gary Haynes, pastor e autor de vários livros, alem de ser o fundador da Editora Atos e o Seminário Teológico Cristo Para As Nações. Ele ainda é solteiro, e em seu livro “A Benção de Ser Solteiro”, ele relata: “Sem dúvida, ser solteiro tem me ajudado muito a pregar o evangelho em mais de 50 países. Posso viajar durante meses a fio. Tenho liberdade para pregar em qualquer lugar ou hora, sem preocupações quanto a estar negligenciando minha família. (...) Você pode pregar no meio de guerras civis, selva ou lugares semelhantes sem adicionar a preocupação de deixar a família para trás, caso seja chamado a entregar sua vida por amor do evangelho.
Aqui vale ressaltar: não queremos dizer que a vida de casado seja uma prisão, sem aventuras ou emoções. Até porque, segundo relatos de pessoas casadas, o próprio casamento já é uma grande aventura, com muitas emoções. E é uma “prisão” voluntária e que traz muita alegria aos seus “presos”. Daí Paulo chamar isso de dom. Uns devem casar, outros ficar solteiros, mas ambos são de igual valor diante de Deus, e tem chamados específicos. Agora, todo casado já foi solteiro, então a questão aqui é que o sábio sabe aproveitar o melhor das duas fases.


OS DEVERES DO SOLTEIRO
Então vimos que alguns SÃO solteiros e outros ESTÃO solteiros. Vou falar ao segundo grupo de pessoas. Se você está solteiro, aproveite as vantagens já citadas desta fase de ser solteiro. Contudo, lembre-se que você também tem deveres a serem cumpridos, a fim de prepará-lo para um futuro casamento abençoado. Essa preparação inclui treinamentos em várias áreas.

TREINAMENTO EM CASA: Boa parte dos solteiros convivem ainda com suas famílias. Esta é uma das melhores escolas. Em casa somos o que somos, sem máscaras. Então, provavelmente é o que vamos ser quando casarmos. Muitos tem sido ótimos amigos na rua, pessoas super legais e compreensivas, sempre atenciosas e dispostas a ajudar. No entanto, em casa se mostram exatamente o contrário: brigam, discutem, não perdoam, guardam mágoas, não conversam, não investem tempo de qualidade, etc.
Invista nos relacionamentos que você tem em casa. Podem ser os mais difíceis de se manter as vezes, mas sem dúvida são os que mais lhe capacitarão a lidar com as situações que o casamento vai lhe trazer no futuro. E claro, já vai incluso aí uma dica aos que estão pretendendo se relacionar: não deixe de ver como a pessoa que você está interessado se relaciona com a família. Via de regra, a maneira como um filho(a) trata e respeita os pais é a maneira como ele(a) tratará e respeitará o seu cônjuge.

TREINAMENTO NO CARÁTER: De que maneira alguém investe em seu caráter? Teoria e prática. Ler a Bíblia, ler bons livros, ouvir boas pregações, participar de bons seminários e congressos, etc. E praticar! Colocar em ação tudo o que aprendeu. Cumprir com sua palavra, honrar seus compromissos, ser uma pessoa integra, constante, segura.
John Maxwell usa algumas frases que gosto muito para falar sobre caráter: “A forma de passar seu tempo livre é um teste que revela seu caráter”. “Ninguém pode elevar-se acima das limitações de seu caráter.” Outras frases interessantes: “Caráter é o resultado da soma de todas as nossas escolhas cotidianas” – Margaret Jensen. “O caráter real de uma pessoa é medido por aquilo que ela faria se soubesse que nunca seria descoberta” – Thomas Macaulay.

TREINAMENTO NAS AMIZADES: Você tem relacionamentos sólidos, duradouros e profundos com as pessoas? Ou não costuma deixar as pessoas entrarem em seu espaço, nem faz questão de entrar no espaço delas? A construção de boas e leais amizades exige esforço, tempo e muito sacrifício. Você está disposto a isso? Se não estiver, nem arrisque começar um relacionamento para casar. O nível de comprometimento e exigência de um casamento é muito maior que o de uma amizade. As recompensas também são maiores, claro... mas não é possível se ter recompensas reais sem se pagar um preço real.
“Você quer saber como fazer os outros gostarem de você? Goste deles primeiro” – John Maxwell

TREINAMENTO NA IGREJA: Deus não precisa que nós façamos nada pra Ele, mas Ele nos concede o privilégio de participar da construção do Reino dEle aqui na terra. Então aproveite a sua fase de solteiro para entregar-se com tudo o que tem para Deus. Não fique na superficialidade, indo a alguns cultinhos de sua igreja e ouvindo um louvorzinho vez ou outra. Leia toda sua Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, cuide de outros irmãos na sua igreja, se envolva com a juventude ou outro grupo dela, aprenda a servir de todas as maneiras possíveis. Participe de encontros, retiros, congressos e passeios.
Além disso, na igreja temos a oportunidade de conhecer pessoas que estão conectadas com Deus, que tem em Deus e no Seu Reino a prioridade de suas vidas. Por isso é o local mais provável que você pode vir a conhecer o seu futuro cônjuge. Mas não espere que você vai chegar lá e vai ter uma luz brilhante na cabeça dele, e uma voz virá do céu e dirá: “É este!”. Você só conhecerá verdadeiramente a pessoa de Deus para sua vida se você estiver verdadeiramente envolvido com Ele e com sua Igreja. Igreja não é “Mercado de Relacionamentos”. Igreja é a Casa de Deus, onde Ele habita, onde Ele é adorado, e também onde Ele ministra ao seu povo.

SOLTEIRO, MAS NUNCA SOZINHO
Pode parecer que você está sozinho. Entendo que às vezes podemos ficar tristes por não termos esse alguém “especial” ao nosso lado. Alguém para nos ouvir, para dar um conselho, para rir, para simplesmente estar junto.
Mas lembre-se: estas são necessidades válidas de nosso ser, e foi o próprio Deus que as colocou dentro de nós. E isto porque Ele quer ser o principal supridor destas necessidades. Outra pessoa pode até vir para “complementar” estas necessidades, mas mesmo que esta pessoa não venha, você já deve se sentir plenamente, completamente e eternamente amado e completado pelo amor de Deus, que é infinitamente maior que o de qualquer pessoa, e além disso, Ele nunca falha ou nunca se ausenta. E melhor ainda, é um amor incondicional, que não some por nada que façamos ou deixemos de fazer.
Que privilégio, que honra, que benção que podemos usufruir por ter livre acesso a este amor. Acredite, quanto mais você mergulhar neste amor e mais provar dele, mais verá que burrice é achar que o amor de qualquer homem ou mulher poderia ser comparável ao de Deus. Você não desejará outra coisa na vida com tanta intensidade como esse amor. E ao amar Deus e ser amado por Ele, conseqüentemente você aprenderá a amar melhor as pessoas.

Tu disseste: ‘Venha me adorar’ Eu respondo: ‘Eu irei te adorar, ó SENHOR Deus’. Não te escondas de mim. Não fiques irado comigo; não rejeites este teu servo. Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda; não me deixes, não me abandones. Ainda que o meu pai e a minha mãe me abandone
nem, o SENHOR cuidará de mim.” Salmos 27.8-10"

 extraido:Belemcrentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Organização:juwes

Organização:juwes